Fisioterapeutas da Madre Thaís participaram do Workshop EPI-Sul Bahia

Workshop EPI-Sul Bahia abordou os multicomponentes da saúde única
Divulgação

A professora Gracielle Santos, do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís, participou do Workshop EPI-Sul Bahia, realizado nos dias 14 e 15 de maio, que abordou os multicomponentes da saúde única. O evento aconteceu no Auditório do Centro de Cultura Governador Paulo Souto, no campus Soane Nazaré de Andrade, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). 

O workshop, promovido pela Uesc e o Núcleo Regional de Saúde-Sul (NRS), teve como objetivo desenvolver estratégias epidemiológicas nos municípios pertencentes ao NRS Sul, visando promover a saúde única na região, a partir da troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde. 

Na oportunidade, a professora Gracielle Santos realizou palestra sobre “O Papel do Fisioterapeuta nas políticas públicas e ações em Saúde Única”. Ela destacou a importância do controle social, desde os conselhos locais de saúde nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) com interlocução com as demais instâncias: municipal, estadual e federal. 

Também participou do evento, a fisioterapeuta Danielle Zambom, egressa da Faculdade Madre Thaís, que abordou o tema “Perfil clínico epidemiológico de pacientes acometidos pela hanseníase atendidos na Unidade de Referência de Ilhéus”.  

Gracilelle Santos destaca a importância do workshop, que salientou a articulação ensino, pesquisa e comunidade, para contribuir para a formação de profissionais com habilidades e competências voltadas para a saúde coletiva, “que coaduna com as Diretrizes nacionais curriculares (2002) e com a maior política pública vigente, o SUS (Lei 8.080/1990)”, acrescentou.